fbpx
logo

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 07:00 - 17:30

-

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Volta às aulas: 6 Dicas para um excelente ano letivo

Volta às aulas: 6 Dicas para um excelente ano letivo

Volta às aulas: 6 Dicas para um excelente ano letivo

As aulas já retornaram e com elas vêm a mudança na rotina. Quem não fica meio perdido com toda correria e afazeres que essa volta à rotina, ou muitas vezes, a uma nova rotina, podem causar, né? 

 

Não importa se os filhos são pequenos ou já adolescentes, o fim das férias e o início de um novo ano escolar causa mudança nos horários, afazeres e obrigações. Por isso, separamos seis dicas importantes e que vão ajudar você a administrar e garantir que seus filhos tenham um bom ano letivo. Confira!

 

Sono regular

 

Durante as férias é normal que as crianças possam ir dormir um pouco mais tarde e acordar depois do horário, mas com o retorno aos estudos é importante que a regularidade do sono também seja retomada. Ter uma boa noite de sono é essencial para ter disposição no dia seguinte, além de ter uma melhor assimilação dos conteúdos estudados e melhor memória.

 

Além da quantidade de horas necessárias para repor as energias, o sono deve ser regular, então deve-se estipular uma hora de ir deitar e de levantar diariamente, isso fará com que o corpo se acostume a este período de descanso. 

 

Alimentação planejada e lancheira saudável

 

Com a recente volta à rotina, a correria pode bater a porta, e para evitar a falta de tempo na hora de preparar as refeições dos pequenos é essencial ter planejamento! Isso vai ajudar você na hora de ir ao mercado e também de preparar os lanches. Opte por uma alimentação saudável, evitando alimentos industrializados, salgadinhos, bolachas e refrigerantes em excesso. 

 

Para hora do lanche, as frutas, iogurtes e sanduíches são boas opções, que além de deliciosas vão saciar até a próxima refeição. 

 

Tecnologia a seu favor

 

Sabemos que o uso da tecnologia é parte do dia a dia, porém, quando se trata das crianças, é importante que ela seja permitida com responsabilidade e limites. Evite que seus filhos fiquem nas telas até tarde, principalmente nas horas próximas aos descansos, pois isso pode afetar a qualidade do sono. 

 

Verifique o conteúdo que está sendo acessado e garanta que seus filhos estejam em contato com conteúdos próprios para a idade. 

Existem inúmeros materiais didáticos e que podem auxiliar os estudos e até a sua rotina, experimente conhecê-los e aliá-los ao seu dia a dia. 

 

Hora dos estudos

 

Para assimilar os conteúdos passados em sala de aula é importante rever o assunto e exercitar também em casa. Por isso, programe uma hora de estudos para o seu filho, para fazer as tarefas de casa e revisar o conteúdo aprendido. 

 

Com o tempo, ter um momento para estudar diariamente, fora da sala de aula, se tornará um excelente hábito! 

 

A sua presença é muito importante no processo de aprendizado, por isso, tire um momento para acompanhar os estudos do seu filho, revisando os assuntos, ajudando com os assuntos da prova ou ouvindo suas dúvidas. Além de saudável, este tempo fará com que ele se sinta mais confiante e próximo a você. 

 

Conheça o dia do seu filho

 

Quando as crianças são pequenas, muitas vezes acabam não contando muito do que aconteceu na escola. Você pode manter contato com os professores para saber o que acontece, mas também é importante ouvir dos pequenos. 

 

Para estimulá-los a falar sobre o dia que tiveram, busque fazer perguntas diretas, focadas em emoções, pois são as emoções que fazem com que os acontecimentos fiquem gravados na memória. Basta provocar esses gatilhos mentais e eles despertarão as lembranças. Faça perguntas como:

 

“O que fez você se sentir feliz hoje na escola?” 

 

“Algo fez você se sentir bravo hoje?” 

 

“Alguma brincadeira deixou você feliz?”

 

Tempo e atenção

 

Com a volta da rotina, os filhos passam menos tempo em casa, porém é muito importante passarem momentos juntos com os pais. Além de saudáveis, esses momentos fazem com que a criança tenha mais confiança, segurança e auxiliam no desenvolvimento e tomada de decisões. 

 

Separe momentos para viver junto de seus filhos. Uma boa opção são as refeições, faça com que uma delas seja realizada com a presença de todos os integrantes da casa a mesa, para ser um momento de união. 

 

Fazer atividades da casa junto de seu filho também é uma boa opção, você pode convidá-lo para ajudar a fazer um bolo. O importante é realizar atividades juntos, todos os dias. 

 

neque. massa libero Curabitur mi, sem, venenatis, elit. Skip to content