logo

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 07:00 - 18:00

-

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sobre

QUEM SOMOS

O Colégio Madre Francisca Lampel é mantido pela Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição (SEPROSIC) com sede em Araraquara/SP. Porém, a sede da Congregação fica na Áustria.

 

No Brasil desde 1922 a Congregação se dedica a educação contando hoje com 4 Colégios, sendo estes: Externato Santa Terezinha (Araraquara-SP), Instituto Baroneza de Rezende (Piracicaba-SP), Colégio Nossa Senhora de Lourdes (São Paulo- Capital) e Colégio Madre Francisca Lampel (Gaspar-SC).

Colégio Madre Francisca Lampel

FILOSOFIA

O Colégio Madre Francisca Lampel seguindo os princípios de uma filosofia cristã propõe, como base de seu processo educativo, a formação de cidadãos aptos a enfrentarem os desafios da sociedade atual numa perspectiva de um mundo em transformação, priorizando a formação moral, intelectual e cultural, buscando o equilíbrio entre o pensar, o sentir e o agir.

Através de seu projeto político pedagógico busca tornar realidade o seu lema:

 

“EDUCAR É DOAR-SE PARA CONSTRUIR.”

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Conscientes da necessidade de oferecermos os fundamentos necessários a nossos alunos para que possam compreender e enfrentar os desafios existentes na sociedade hoje, constituimos nosso projeto político pedagógico às novas exigencias educacionais e sociais tendo como ponto de partida o desenvolvimento integral dos alunos a fim de que estejam aptos para exercerem sua cidadania de forma plena e responsável.

ORGANIZAÇÃO DO COLÉGIO

Educação Infantil

Ensino Fundamental I e II

Ensino Médio

Atividades de Contraturno

Informática

Aula Corpo e Movimento

Educação Tecnológica – Robótica

Coral Infantil e Juvenil

Futsal

Xadrez

Handebol e Voleibol

HORÁRIOS

Confira o Horário de Aulas do Colégio Lampel.

NOSSA HISTÓRIA

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, fundada por Madre Francisca Lampel e mais cinco  professoras, todas pertencentes à Ordem 3ª Secular de São Francisco de Assis, nasceu em 29/09/1843, na Áustria.

Tendo como missão educar e  formar na fé cristã, crianças e jovens das classes menos favorecidas, em pouco tempo a Congregação se espalhou por vários países e em 1922 chegou ao Brasil.

As Irmãs FIC iniciaram suas atividades em Gaspar em 1952 com aulas de pintura, datilografia, bordado, costura e música, em casa, trabalhos pastorais na Paróquia São Pedro Apóstolo além de aulas no curso primário da EE Honório Miranda.

Em 1953 foram abertas matrículas para o Jardim de Infância “São José” e em 1993, ano comemorativo dos 150 anos de fundação da Congregação, foi implantado o ensino fundamental e a Escola passou a denominar-se Madre Francisca Lampel. O Colégio não parou de crescer e em 2001 teve início o  ensino médio.

Ampla estrutura  com  quatro prédios, salas equipadas com projetores e multimídia, ginásio e quadra de esportes, salas de dança, judô, xadrez, robótica, dois auditórios, laboratórios de informática, física,  química, dois parques e outras áreas para práticas pedagógicas demonstram a dedicação das Irmãs e o empenho de seus profissionais da educação.

O Colégio se modernizou,  porém sem nunca esquecer a importância de dar uma educação de qualidade a seus alunos, de proporcionar o cultivo dos valores e da fé cristã.

 Assim nosso Colégio caminha como uma verdadeira família, a Família Lampel, que trabalha para que seus alunos desenvolvam suas potencialidades, sejam pessoas felizes, realizadas e contribuam para a construção de um mundo mais justo e solidário.

A CONGREGAÇÃO

Madre Francisca Lampel, um colégio fundado pela Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

Antônia Maria Lampel, nascida em 28 de agosto de 1807, em Fürstenfeld, Áustria, trabalhou como professora, desde 1830 em Graz, na escola particular para educação feminina, pertencente a Anna Engel. Em 1835 após o falecimento de Anna Engel, Amália Lampel, irmã de Antônia Maria, assumiu a direção da escola. Amália logo pensou em formar com suas professoras uma comunidade religiosa, para educação da juventude feminina. Então encontrou em Dom Romano Sebastião Zängerle, bispo-príncipe da diocese de Seckau, a qual pertencia a cidade de Graz, que prestou à Amália fortes apoios. No entanto, logo depois Amália contraiu uma grave enfermidade que a levou a óbito.

Irmãs FIC no mundo

Quando Antônia Lampel, em 1841 assumiu a direção da escola, foi recebida com satisfação pelas autoridades civis e políticas, ganhou a confiança dos pais e o respeito e bem querer da juventude.

Antônia deu, logo, os primeiros passos: Em 27 de setembro de 1841 escreveu, em seu nome e no nome de suas companheiras, uma carta (Carta Magna) ao Bispo Príncipe Dom Romano Sebastião Zängerle, manifestando seu desejo de fundar um Instituto Religioso, destinado à educação da juventude feminina, sobretudo das classes mais pobres e necessitados.
Antônia, ajudada por colaboradores adquiriu em julho de 1843 um prédio onde funcionou desde 1820. A escola particular se tornou berço da nova fundação.

Em 15 de julho de 1843, Roma aprovou a nova Congregação como Irmãs das Escolas da Terceira Ordem de São Francisco, em Graz, estando sob a jurisdição do bispo diocesano e professando votos simples por três anos. O reconhecimento público da nova Congregação deu-se em 29 de setembro de 1843. Antônia Maria Lampel tinha então 36 anos e recebeu o nome de Irmã Francisca. A partir de então Irmã Francisca tornou-se madre (mãe) para cada uma de suas Irmãs e é também para nós. Em 1954 as Irmãs das Escolas passaram a ser conhecidas como Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

Somos agradecidas a Deus por temos a nossa frente esse grande modelo que nos deixou como herança um tesouro; O nosso Carisma: “Viver no meio do povo em constante união com Deus”.

Queremos vive-lo com simplicidade, alegria, com o coração aberto e acolhedor seguindo o chamado de Deus e o pedido da Igreja.

(Irmã Marina Sátiro-FIC)

HINO

Letra e Música: Ir. Maria Cecília Moraes

 

De um pequeno sonho nasceste

Vislumbrando caminhos e vida

Uma semente aqui plantaste

Convocando-nos para a lida.

 

Surge, assim, garbosa a nossa Escola-Luz

Mensageira da paz e do amor.

Jovens, crianças, ao futuro conduz,

Num entrelaço de eterno vigor.

 

Madre Francisca Lampel,

Teus passos vamos nós seguir.

Ancorados na força do lema:

/: Educar é doar-se para construir :/

 

De um pequeno sonho nasceste

Vislumbrando caminhos e vida

Uma semente aqui plantaste

Convocando-nos para a vida.

 

Irrompendo barreiras de uma transição.

Nobre Escola formando geração.

Por ideal vai semeando,

Muito amor sempre espalhando.

×