fbpx
logo

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 07:00 - 17:30

-

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Dicas para o ENEM 2020

Conforme já anunciado pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM desse ano será mantido e vai acontecer nos dias 01 e 08 de novembro. E com as aulas acontecendo remotamente por causa da pandemia, sabemos que a preocupação com o exame aumenta ainda mais.

Pensando nisso, elaboramos uma série de dicas para você, que vai prestar o ENEM, se preparar com antecedência e dedicar um tempo de estudo durante todo o ano para ter um ótimo desempenho. Vamos lá!

Para começar, você deve saber que a prova é composta por 180 questões e uma redação, sendo dividida em:

1º dia – Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões Ciências Humanas

2º dia – 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática.

1. Cronograma de Estudos

Estudar em casa pode ser desafiador, pois estamos muito expostos a distrações; mas não podemos deixar que isso tire a nossa concetração na hora de estudar. Por isso, é muito importante que você tenha um cronograma de estudos para organizar seus horários, bem como as tarefas diárias para cada disciplina. E não esqueça de reservar um tempo para o lazer, excercícios e descanso.

2. Conheça a Prova

Alguns assuntos são bem frequentes no exame, por isso que a Matriz de Referência do ENEM sinaliza os assuntos que você precisa estudar para a prova. Com o conhecimento das exigências do exame e dos assuntos mais comuns, fica mais fácil saber em quais assuntos focar.

3. A importância das videoaulas

Cada vez mais utilizadas, as videoaulas tentam manter o estudante mais próximo do que seria um ambiente de sala de aula. Dentre as vantagens, está a possibilidade de assistir quantas vezes você quiser e fazer pausas para anotações importantes.

4. Faça provas antigas

Além de conhecer a estrutura da prova e o nível de dificuldade das questões, você pode melhorar sua capacidade de interpretação, que é muito exigida no exame.

5. Redação

Mesmo não sabendo qual será o tema da redação, é importante ter boa capacidade de argumentação e conhecer o formato da redação. E para isso, a nossa dica é praticar! Escolha temas interdisciplinares (ou até mesmo de provas antigas) para aumentar sua capacidade de dissertar sobre assuntos diversos e se mantenha atualizado com questões históricas, notícias e causas sociais.

6. Pratique com Simulados

Eles são excelentes para você ter uma ideia de como será a prova; é possível cronometrar o tempo de resposta e simular quanto você gastaria em cada área de estudo, além de personalizá-los de acordo com o que você precisa: área de conhecimento, disciplinas específicas ou tempo de execução.

7. Fique de Olho nas Notícias

É necessário que você tenha um amplo conhecimento dos temas atuais, pois o ENEM é interdisciplinar e contextualizado, ou seja, você verá desde conteúdos ensinados em sala de aula ao que está acontecendo no mundo atualmente.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ficar mais tranquilo e se preparar para a prova da melhor forma possível. Conte com a gente se tiver dúvidas ou se precisar de ajuda!

Deixe um comentário


×

Powered by WhatsApp Chat

×
Skip to content