fbpx
logo

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 07:00 - 17:30

-

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas para manter a Saúde e o Bem-Estar na Quarentena

A pandemia causada pela COVID-19 trouxe uma série de desafios para todos. Tivemos que nos adaptar a novas rotinas, novos jeitos de estudar, trabalhar e participar da vida de amigos e familiares. E todo esse cuidado, a distância e as preocupações com uma doença que não se tem muito conhecimento ainda, podem gerar situações de estresse, ansiedade e solidão; além de maus hábitos alimentares, diminuir a qualidade do sono e a prática de atividades físicas.

E foi pensando nisso, que elaboramos 6 dicas para você cuidar da sua saúde e bem-estar na Quarentena, pois fortalecendo o corpo e a mente, você consegue aumentar sua produtividade e disposição para os novos desafios. Confira:

  1. Pratique atividades físicas

Não poder caminhar ou frequentar a academia não é desculpa para o sedentarismo. Existem diversas atividades que você pode fazer com o que tem em casa, como elásticos, garrafas pets, sacos de alimentos e até a própria mobília pode servir de apoio para alguns movimentos. Sem contar que polichinelos, saltos e abdominais não exigem nenhum equipamento.

Aplicativos e vídeos na internet podem te ajudar a começar e a criar uma rotina de exercícios para o dia a dia. Descubra o que você gosta e o que o seu corpo responde positivamente e comece hoje mesmo! Seja ginástica, dança, musculação, o importante é mexer o corpo.

Pois além de fortalecer a imunidade, a prática de atividades físicas diminuem os níveis de estresse, os riscos de obesidade, hipertensão e diabetes. Também melhoram o humor e ajudam a reduzir a ansiedade, ou seja, faz muito bem tanto para a saúde física quanto para a mental.

 

  1. A importância de dormir bem

A quantidade de horas que você precisa dormir por noite pode ser relativa, mas no geral, estima-se que devemos ter, no mínimo, 8 horas de sono por dia.

Dormir menos que o necessário pode prejudicar a produção de células de defesa do nosso organismo, além de causar alterações no humor, dores no corpo, cansaço e dificuldade de concentração.

Para ter uma boa noite de sono crie uma rotina relaxante, sem atividades físicas (com exceção do alongamento), alimentos pesados, notícias e redes sociais, pois tudo isso pode provocar uma ansiedade desnecessária e até mesmo insônia.

 

  1. Alimentação saudável

Sabemos que a mudança e até mesmo a falta de rotina pode prejudicar sua alimentação. Quando estamos em casa, fica muito mais difícil de resistir a tentação de visitar a cozinha várias vezes ao dia, não é?

Mas saiba que a alimentação saudável é parte fundamental para enfrentar a pandemia. Uma dieta equilibrada contribui não só para manter o peso como também garante a boa imunidade do corpo.

Por isso, evite refrigerantes, doces e pratos gordurosos. Prefira alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras e cereais. Beba muita água e coma nos horários certos, fazendo algumas refeições durante o dia.

 

  1. Mantenha contato

Mesmo com o distanciamento social, é importante manter contato com os nossos amigos e familiares, ainda que a distância. Faça ligações, videochamadas, envie mensagens, não importa o modo, procure matar a saudade sempre que for preciso. Aprendemos até a comemorar aniversários desse jeito, não é mesmo?

 

  1. Tome sol

A recomendação é tomar sol todos os dias, por pelo menos 15 minutos. Isso vai manter os níveis de vitamina D adequados no seu corpo, fortalecendo seu sistema imunológico.

Se você não tiver área externa na sua casa, procure um lugar que tenha incidência de raios solares e aproveite a sensação de bem-estar que esses minutos irão lhe proporcionar.

 

  1. Que tal Meditação?

Como já mencionamos, é muito importante manter a nossa mente saudável nesse momento. E a meditação pode te ajudar a acalmar pensamentos, diminuir a ansiedade, aumentar a concentração e até controlar suas emoções, além de proporcionar autoconhecimento, indispensável para uma vida leve e feliz.

Pra quem está começando agora, procure orientações na internet, há diversos materiais explicativos e vídeos com meditações guiadas que todos conseguem fazer.

 

Dicas extras para os pais:

Você pode envolver seus filhos em tarefas simples do dia a dia, melhorando seu relacionamento e fazendo-o exercitar o que ele aprende na escola:

Trabalhe a Leitura e a Escrita: peça para seus filhos fazerem uma lista dos alimentos que estão dentro e fora da geladeira. Em seguida, pesquisem receitas que utilizem esses alimentos disponíveis e planejem a semana.

Pratique a Matemática: ao preparar as receitas, foque na separação dos ingredientes ao medir colheres e xícaras, contar os ingredientes, fazer um balanço dos itens da dispensa que precisarão ser repostos e planejar o tempo de preparo e cozimento da refeição.

Explicando Ciência e Biologia: peça ajuda das crianças para assar pães, cozinhar ovos ou criar receitas simples, pesquisem a ciência na mudança dos ingredientes quando aquecidos, misturados ou resfriados.

E o mais importante: passe tempo com seus filhos, brinque, estude e se divirta! Sabemos que essa pandemia está sendo difícil para todos, então nada melhor que deixá-la mais leve e feliz para todos que convivem com você!

 

Deixe um comentário


Skip to content