fbpx
logo

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 07:00 - 17:30

-

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Conheça os Tipos de Vestibular

conheca-os-tipos-de-vestibular

Nós sabemos que a escolha de uma carreira pode ser muito desafiadora e que uma etapa importante é a escolha do vestibular. Muitas faculdades do Brasil aceitam diferentes tipos de vestibular para quem quer ingressar no ensino superior, e pensando nisso, nós vamos te ajudar a conhecer os mais importantes. Esperamos ajudar na sua decisão!

  1. Vestibular Tradicional

Ainda é o mais comum dos vestibulares, aceito por faculdades públicas e privadas em todo país. É baseado no conteúdo abordado no ensino médio e formado por questões discursivas e/ou objetivas e redação. Pode ser realizado em uma única prova ou dividido em duas fases, sendo a primeira eliminatória. Algumas instituições também podem realizar avaliações de proficiência ou habilidades específicas.

  1. Vestibular Agendado

Nessa modalidade, a instituição disponibiliza algumas datas e horários para a realização da prova, e o estudante escolhe a data mais adequada, por questões de disponibilidade e até mesmo de preparo. Neste tipo de vestibular, a prova pode ser realizada presencialmente ou pelo computador e o método é usado principalmente por instituições privadas.

  1. Vestibular Seriado

É um dos tipos de vestibular menos conhecidos no Brasil. Ele é dividido em três provas mais a redação. Cada prova é aplicada no final de cada ano do ensino médio e o conteúdo é relativo ao que se aprendeu no respectivo ano. Uma das vantagens é fazer a prova com a matéria aprendida recentemente, além de não ter todas as informações acumuladas em uma única avaliação. É aceito em instituições públicas e privadas, a inscrição deve ser feita antes do iniciar o primeiro ano do ensino médio e você só escolhe a graduação depois de se formar no terceiro ano.

  1. Vestibular Online

Nesse tipo de vestibular, todo o processo seletivo acontece de forma virtual, desde a inscrição até a realização dos exames e a redação. É ideal para quem mora longe da faculdade ou precisa de flexibilidade total por conta dos horários de trabalho. Basta ter acesso a um computador ou outro dispositivo aceito pela instituição, acessar a área do aluno no horário escolhido e responder às questões no tempo estipulado. Normalmente, há até cinco chances de concluir o exame, se houver problemas com a conexão da internet, por exemplo.

  1. Enem

A prova foi criada para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, mas tem sido muito utilizada por instituições públicas e privadas no processo seletivo de candidatos. O Enem pode ser usado como complemento do próprio vestibular da instituição ou como única forma de seleção. Uma das vantagens é o grande número de instituições que aceitam o exame como forma de vestibular, dessa forma, é possível concorrer a vagas em diferentes lugares como uma única prova. Além de ser utilizado nas seleções de programas como o Prouni e o Fies.

Embora não seja uma prova, é importante ressaltar que o Sistema de Seleção Unificada – Sisu é um importante meio de ingresso no ensino superior em instituições públicas. Na plataforma, é possível verificar as instituições participantes que destinam uma quantidade de vagas por meio do Enem, portanto, a nota do Enem é utilizada como critério de classificação. A inscrição é feita pela internet e o candidato pode escolher até duas opções de curso dentro das vagas disponíveis.

Agora que você já conhece os tipos de vestibular existentes, é só estudar e se preparar com os simulados das provas. Boa sorte!

Deixe um comentário


×

Powered by WhatsApp Chat

×
Skip to content