fbpx
logo

Horário de Funcionamento

Seg - Sex 07:00 - 17:30

-

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

5 Dicas para se preparar para a Faculdade ainda no Ensino Médio

5 Dicas para se preparar para a Faculdade ainda no Ensino Médio

Os últimos anos da escola podem ser desafiadores em muitos sentidos. Afinal, é quando começam a surgir as dúvidas sobre como escolher a carreira, como se preparar para o vestibular, qual será a próxima instituição de ensino e ainda aproveitar os últimos anos com os amigos de longa data!

É normal se sentir perdido e até mesmo ansioso nessa nova fase que se aproxima. Por isso, nós vamos te dar algumas dicas para passar por esse período com tranquilidade e se sentir bem preparado para a próxima etapa da sua vida.

Mas já adiantamos, não deixe para se preparar apenas no último ano. O ideal é começar a se preparar o quanto antes, pois assim, quando chegar no final do ensino médio, você já estará preparado e poderá aproveitar melhor as oportunidades disponíveis.

  1. Teste Vocacional

Através dos seus interesses e aptidões, o teste pode descobrir as possíveis vocações profissionais que você pode seguir. Ter esse tipo de informação, pode facilitar e direcionar a sua escolha, além de poder se aprofundar em estudos mais específicos.

  1. Visite as Universidades

Se você já sabe qual área seguir, o próximo passo é escolher a universidade, ver qual atende as suas necessidades. Observe a infraestrutura do campus, as instalações, equipamentos, laboratórios, biblioteca. É importante checar também a qualidade do curso, pesquise sobre a avaliação da instituição no site do MEC: o curso deve ter nota 3 ou acima.

  1. Foque nas suas Áreas de Interesse

Depois de escolher o curso que você vai seguir, é hora de se aprofundar mais na área. Se você optou por ciências exatas, por exemplo, reforce a atenção nas aulas de matemática, seja participativo e converse com seu professor, veja no que ele pode lhe ajudar. Lembre-se: tudo o que você aprende no ensino médio está relacionado com algum requisito de determinado curso. Identifique as principais matérias da sua área de atuação e dê ênfase nos estudos para chegar bem preparado na universidade.

  1. Cronograma de Estudos

É muito importante você estudar um pouco todos os dias, desde o início. Assim você evita uma sobrecarga no período final e pode fazer apenas uma revisão quando for necessário. Para facilitar seus estudos, preste atenção nas aulas, faça anotações, revise o conteúdo e faça exercícios. É importante também montar um cronograma de estudos, pois nele você pode sinalizar as matérias que merecem mais atenção, por exemplo.

  1. Simulados e Análise de Provas

Ao definir os tipos de vestibular que você vai fazer, analise o estilo das provas, pois assim, você conseguirá informações importantes para a sua preparação, como os conteúdos mais abordados, estilo das questões, entre outros. De tempos em tempos, faça simulados das provas para identificar quais suas principais dificuldades, quanto tempo para resolver cada questão e quais as melhores estratégias para fazer a prova.

Dica Bônus:

E nossa última dica é cuide da sua saúde e não esqueça dos momentos de lazer. A rotina dos estudos, livros, provas, pode ser muito desgastante, por isso, é necessário ter equilíbrio. Inclua atividades que você gosta na sua rotina, assista a um filme, saia com os amigos, aproveite o dia em família; além de manter o sono em dia, se hidratar e se alimentar de forma saudável. Lembre-se: seu corpo e sua mente devem estar saudáveis para alcançar bons resultados e atingir seus objetivos.

Deixe um comentário


×

Powered by WhatsApp Chat

×
Skip to content